Kia K5 Forum banner

Instalação RaceChip GTS em um K5 GT / GT1 2024

12K views 92 replies 11 participants last post by  Trollwerks  
#1 ·
Hoje, vou começar a instalação de um RaceChip GTS no meu carro. Tirarei algumas fotos ao longo do caminho e farei uma atualização sobre meus pensamentos e desempenho após a instalação. A empresa afirma extrair mais ~41HP e 61lb-ft de torque do turbo de 2,5L, impulsionando-o para 331hp e 483 ft-lbs. Vamos ver o que ele pode fazer.

#2 ·
Hoje, vou começar a instalação de um RaceChip GTS no meu carro. Vou tirar algumas fotos ao longo do caminho e atualizar sobre pensamentos e desempenho após a instalação. A empresa afirma extrair mais ~41HP e 61lb-ft de torque do turbo de 2,5L, aumentando-o para 331hp e 483 ft-lbs. Vamos ver o que ele pode fazer.
Eu tentei um no meu GT-L. Foi muito ruim! Funcionamento irregular e aceleração instável. Eu o enviei de volta.

#3 ·
A tampa do motor salta. Puxe para cima.
Image
Assim é o compartimento do motor do seu GT 2.5T sem a tampa:
Image
O GTS é simples: um módulo de chip, um chicote específico para o seu veículo e algumas abraçadeiras:
Image
Image

• Like
Reactions: GlacialWhiteGT
#4 · (Edited)
Veio com um link para o que deveria ser um manual específico do K5 GT, mas na página 6, estava me mostrando tudo, menos um motor K5 GT, incluindo Volkswagen e Mercedes:
Image
Image
Image

depois de tentar combinar as extremidades do chicote com os plugues e encontrar um diagrama em algum lugar online, ficou escuro e decidimos retomar à luz do dia e entrar em contato com o suporte técnico deles.

#6 ·
#8 ·
Eles são uma empresa alemã, daí as instruções da VW. Não vejo como eles compilam calibrações para a variedade de carros que afirmam suportar. Duvido que eles já tenham visto um K5. Sua quilometragem pode variar, mas minha experiência não foi boa. Levou apenas 5 minutos para instalar, apesar das fotos da VW. Cara, como funcionou mal.
Um monte de proprietários de Forte usam o JB4 e Racechip
Não tenho certeza do que você quer dizer.
Eu estava pensando em Jb4...DOH!

#11 ·
Liguei para o serviço de atendimento ao cliente para obter suporte técnico. Uma senhora pegou o número do meu pedido e me transferiu para um colega que me enviou esta foto para detalhes. Isso é melhor do que nada, mas ainda não está muito claro. Vou investigar isso na minha hora do almoço.
Image
Tirei mais algumas fotos enquanto tentava descobrir, para poder identificar as conexões: Aqui está o compartimento do motor de diferentes ângulos:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

#12 ·
Liguei para o atendimento ao cliente para obter suporte técnico. Uma senhora pegou o número do meu pedido e me transferiu para um colega que me enviou esta foto para detalhes. Isso é melhor do que nada, mas ainda não está muito claro. Vou analisar isso na minha hora do almoço. View attachment 6519
Tirei mais algumas fotos enquanto tentava descobrir, para poder identificar as conexões: Aqui está o compartimento do motor de diferentes ângulos: View attachment 6527
View attachment 6526
View attachment 6525
View attachment 6524
View attachment 6523
View attachment 6522
View attachment 6521
View attachment 6520
Eu concordo. A foto que eles enviaram é bastante inútil. Talvez você possa educá-los quando concluir sua instalação!

#15 ·
...e é um compartimento do motor Sorento...lol. Você pode dizer por causa do pequeno duto de admissão em vez do longo duto de admissão no K5.
A única foto da Kia nas instruções que vieram com o meu era da parte de baixo do capô de um veículo elétrico híbrido naturalmente aspirado. O resto era VW.

#16 ·
View attachment 6528

O que as instruções listam para A, B e C?

A sensor MAP?
B Sensor de pressão?
C ?
A) Sensor de pressão de impulso do turbo
Image

B) Sensor de pressão absoluta do coletor
Image

C) Conexão da árvore de cames
Image

Não mostrou nenhum código quando liguei o motor.

• Like
Reactions: GlacialWhiteGT
#19 ·
Então, no meu 2024 2.5T GT, A) está no fundo e é difícil de encontrar e difícil de alcançar e trocar com mãos grandes. Comece removendo a admissão (ela apenas sai - puxe para cima na grade e para longe na caixa de ar) B) e C) estavam nas proximidades da área na foto das instruções, embora não mostrados muito bem nessa foto. Um segundo momento frustrante veio quando tentei conectar ao RaceChip via Bluetooth. Meu telefone Samsung S22 Ultra continuava conectando ao Kia assim que eu o desconectava. Então, depois de desemparelhar, o Kia e o telefone continuavam tentando emparelhar e interrompendo o emparelhamento com o RaceChip. Obviamente, isso não é culpa do RaceChip.
Não nos deixe em suspense, LOL. Algum ganho notável?
Choveu aqui ontem à noite. Vou tentar rodá-lo hoje à noite.

O aplicativo parece simples. Existem 3 botões grandes de ajuste para Eco, Sport e Race. Cada um pode ser ajustado ainda mais, eu acho...

#23 ·
No geral, valeu a pena? Quanto custou o kit, você nota alguma aceleração extra? Será que isso anulará a garantia de alguma coisa, eu me pergunto? 41 cv extras parece divertido!
Primeira corrida com um chip:
Image

É verdade que não há nada de científico nisso. Isso está começando em um viaduto, então tive um pouco de ajuda da gravidade. Tenho que encontrar um bom lugar plano para fazer algumas corridas antes (sem) e depois (com racechip). Eu realmente não estou tentando fazer um monte de corridas no escuro em terreno desconhecido. Vou tentar fazer mais algumas neste fim de semana. FWIW, este 13.4@105) é um ET mais rápido do que o meu '98 Z28 A4 original com 2.73s ou '02 WS6 M6 com 3.42s. (~13.75 @ 104)

#20 ·
O júri ainda não se pronunciou sobre o desempenho. O kit custou US$ 441 com o aplicativo. Como ele intercepta os sinais e os substitui pelos seus próprios, não está sobrescrevendo nada. Em teoria, você poderia removê-lo e a concessionária nunca saberia. Eu ainda não vi nenhuma luz de advertência ou mensagens. Ele também vem com uma garantia de 2 anos para o seu motor (até US$ 5.000), caso seja necessário.

#26 ·
O júri ainda não se pronunciou sobre o desempenho. O kit custou US$ 441 com o aplicativo. Como ele intercepta os sinais e os substitui pelos seus próprios, não está sobrescrevendo nada. Em teoria, você poderia removê-lo e a concessionária nunca saberia. Ainda não vi nenhuma luz de advertência ou mensagens. Ele também vem com uma garantia de 2 anos para o seu motor (até US$ 5.000), apenas por precaução.
Mais algum feedback? Como o carro está funcionando?

#21 ·
Que aplicativo você usa para medir o desempenho? O único que experimentei recentemente é o Track Addict.

#22 ·
Além de colocar o carro num dinamómetro e obter a sua potência às rodas, a única outra forma real de medir a potência é verificar a sua velocidade de 1/4 de milha e a pista com o RaceChip instalado e sem ele.

Se não tiver a capacidade de ir a uma pista de corrida de 1/4 de milha, arranje um 'Dragy'. O Dragy é muito muito muito preciso em mostrar o tempo decorrido e a velocidade corretos.

179 $ . . Leia tudo sobre isso aqui: Dragy Motorsports

Você compra o Dragy e baixa o aplicativo gratuito para celular (muito fácil de usar). Ele não é dedicado apenas ao seu carro. Você pode deixar outros amigos usá-lo também.

Comece às 5:45 Tempo:

• Like
Reactions: Trollwerks
#25 ·
Além de colocar o carro num dinamômetro e obter a potência nas rodas, a única outra maneira real de medir a potência é verificar a velocidade em 1/4 de milha e a pista com o RaceChip instalado e sem ele.

Não tem como ir a um circuito de arrancada de 1/4 de milha, então arranje um 'Dragy'. O Dragy é muito muito muito preciso em mostrar o tempo decorrido e a velocidade corretos.

$179 . . Leia tudo sobre isso aqui: Dragy Motorsports

Você compra o Dragy e baixa o aplicativo de celular gratuito (muito fácil de usar). Ele não é dedicado apenas ao seu carro. Você pode deixar outros amigos usarem também.

Comece em 5:45 Tempo:
No segundo vídeo, o volante do Mustang me deixaria louco! Não consigo acreditar que ele não conserta - 90 graus fora...:)

#24 · (Edited)
Trollworks ... Vejo que você teve um 02 Trans Am e um 98 Z28:

Aqui está uma foto do meu 98 Trans Am que comprei novo em 1998 e de um 98 Z28 SS de um amigo (modificado com turbos duplos)

• Like
#28 ·
Trollworks ... Vejo que você teve um Trans Am 02 e um Z28 98:

Aqui está uma foto do meu Trans Am 98 que comprei novo em 1998 e de um Z28 SS 98 de um amigo (modificado com turbos duplos)

Image

Image
carros bonitos

#33 · (Edited)
Ok... Tive a chance de fazer nove corridas de qualidade hoje com RaceChip instalado e meu novo Dragy, e estou um pouco desapontado. O tempo estava nublado, ventoso, pavimento seco, mas ar úmido, fresco para o centro do TX ~65*F. As pressões dos pneus eram de 35-37psi em todos os lugares. A corrida teve um ligeiro declínio ~-0,35-0,69 graus, dependendo de qual cálculo você acredita. A corrida foi basicamente a mesma todas as vezes. Fiz algumas corridas com controle de largada desligado, algumas com ele ligado, algumas com RaceChip desligado, algumas com ele na configuração Race, nível 5 ou 7... 60 pés: 2,43-2,50s 330 pés: 6,14-6,27s 1/8 mi: 9,12-9,29s @81,68-83,36 mph 1.000 pés: 11,66-11,88s @94,58-96,61 mph 1/4 mi: 13,79-14,06s @103,58-105,57 mph A primeira corrida do dia foi a melhor corrida. Foi aquela que rendeu 13,78s @ 105,57mph. Eu rolei direto da rodovia para minha faixa de teste secreta. RaceChip já estava ligado e definido para o nível Race 5. Foi ladeira abaixo a partir daí. Eu não consegui duplicar ou exceder o resultado e também não consegui perceber muita diferença entre ter RaceChip ligado ou desligado. Minhas próximas 2 corridas foram com RaceChip desligado para obter uma linha de base. Eu corri 13,82 a 104,97 e 13,89 a 104,29. Você pode argumentar que valeu um décimo de segundo em ET e talvez 1,3 mph na velocidade máxima; certamente não o que eu esperava de um chip que afirmava adicionar 41 HP e 61 Torque. Aumentei a configuração Race de 5 para 7, e meus tempos ficaram um pouco piores: 3 corridas renderam ETs de 13,86-13,96 a 103,58-104,87 mph. Depois de pensar sobre isso, talvez tenha sido por causa da rotação excessiva das rodas em velocidades mais baixas, mas os números de 60 pés estavam tão próximos - centésimos de segundo do melhor para o pior, quase não importava. Isso me faz perguntar se está conectado corretamente ou se estava ligado. Minhas 7ª e 8ª corridas foram com o RaceChip definido para 7 e controle de largada desligado. Eu tive muita rotação das rodas e meus piores tempos de 60 pés (2,48s e 2,50s), mas surpreendentemente ainda dentro de centésimos de segundo do meu melhor com controle de largada ligado (2,42s). Minha última corrida foi RC em 7, controle de largada 13,89 a 105,48. RaceChip não gosta de se conectar enquanto meu telefone está conectado ao meu K5. Ele fica na fase de "conexão" indefinidamente com mais frequência do que o normal. Descobri que posso conectar melhor quando desligo o carro e ligo o Bluetooth do K5 e do meu telefone ao mesmo tempo, antes que meu telefone se conecte ao K5. Meu telefone, um Samsung Galaxy S22 Ultra, roda Bluetooth 5 e deve ser capaz de se conectar a vários dispositivos. Ele se conecta ao K5 e Dragy de forma confiável todas as vezes com facilidade. É apenas o RaceChip que me dá problemas. Se você nem mesmo ligar o carro, a tela ao redor dos botões fica preta. Quando está conectado, a tela fica laranja. O controle de largada do K5 também é uma droga. Às vezes, não me deixava entrar no LC, dizendo: "Condições de controle de largada não atendidas". Às vezes, sim. Os resultados também não foram muito diferentes. Ainda havia alguma rotação das rodas com o controle de largada ligado e descobri que quase conseguia modular o acelerador tão bem quanto o controle de largada. De qualquer forma, meus ETs e velocidades máximas pareciam piorar quanto mais eu corria. Talvez seja por causa do aumento da umidade, ou talvez o compartimento do motor estivesse esquentando ou talvez por causa da rotação excessiva das rodas. Eu não sei, mas sei que o RaceChip não me deu o fator WOW que eu estava procurando hoje. Conclusão: Atualmente, estou indeciso se o RaceChip funciona ou não, mas o K5 pode se beneficiar de pneus melhores / mais aderentes na frente. Caminho a seguir: Entrarei em contato com a RaceChip para ver o que eles dizem sobre o problema de conexão e as estatísticas de desempenho. Posso tentar mais algumas corridas com menos pressão nos pneus dianteiros e talvez mais pressão na traseira. RaceChip tem uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias e, se eu não vir algumas diferenças, posso testar essa garantia.

• Like
Reactions: jlentz2008
#40 ·
Ok... Tive a chance de fazer nove corridas de qualidade hoje com o RaceChip instalado e meu novo Dragy, e estou um pouco desapontado. O tempo estava nublado, ventoso, pavimento seco, mas ar úmido, fresco para o centro do Texas ~65*F. As pressões dos pneus eram 35-37psi em todos os lugares. A corrida teve um ligeiro declínio ~-0,35-0,69 graus, dependendo de qual cálculo você acredita. A corrida foi basicamente a mesma toda vez. Fiz algumas corridas com o controle de largada desligado, algumas com ele ligado, algumas com o RaceChip desligado, algumas com ele na configuração Race, nível 5 ou 7...
60 pés: 2,43-2,50s
330 pés: 6,14-6,27s
1/8 mi: 9,12-9,29s @81,68-83,36 mph
1.000 pés: 11,66-11,88s @94,58-96,61 mph
1/4 mi: 13,79-14,06s @103,58-105,57 mph

A primeira corrida do dia foi a melhor corrida. É aquela que rendeu 13,78s @ 105,57mph. Eu rolei direto da rodovia para minha faixa de teste secreta. RaceChip já estava ligado e definido para o nível Race 5. A partir daí, foi ladeira abaixo. Não consegui duplicar ou exceder o resultado e também não consegui notar muita diferença entre ter o RaceChip ligado ou desligado. Minhas próximas 2 corridas foram com o RaceChip desligado para obter uma linha de base. Eu corri 13,82 a 104,97 e 13,89 a 104,29. Você pode argumentar que valeu um décimo de segundo em ET e talvez 1,3 mph na velocidade máxima; certamente não o que eu esperava de um chip que afirmava adicionar 41 HP e 61 Torque. Aumentei a configuração Race de 5 para 7, e meus tempos pioraram um pouco: 3 corridas renderam ETs de 13,86-13,96 a 103,58-104,87 mph. Depois de pensar sobre isso, talvez tenha sido por causa da rotação excessiva das rodas em velocidades mais baixas, mas os números de 60 pés estavam tão próximos - centésimos de segundo do melhor para o pior, quase não importava. Isso me faz perguntar se está conectado corretamente ou se estava até ligado. Minhas 7ª e 8ª corridas foram com o RaceChip definido para 7 e controle de largada desligado. Tive muita rotação das rodas e meus piores tempos de 60 pés (2,48s e 2,50s), mas surpreendentemente ainda dentro de centésimos de segundo do meu melhor com o controle de largada ligado (2,42s). Minha última corrida foi RC em 7, controle de largada 13,89 a 105,48.

RaceChip não gosta de se conectar enquanto meu telefone está conectado ao meu K5. Ele fica na fase de "conexão" com mais frequência do que não. Descobri que posso me conectar melhor quando desligo o carro e ligo o Bluetooth do meu K5 e do meu telefone ao mesmo tempo, antes que meu telefone se conecte ao K5. Meu telefone, um Samsung Galaxy S22 Ultra, roda Bluetooth 5 e deve ser capaz de se conectar a vários dispositivos. Ele se conecta ao K5 e Dragy de forma confiável toda vez com facilidade. É apenas o RaceChip que me dá problemas. Se você nem mesmo ligar o carro, a tela ao redor dos botões fica preta. Quando está conectado, a tela fica laranja.

O controle de largada do K5 também é uma porcaria. Às vezes, não me deixava entrar no LC, dizendo: "Condições de controle de largada não atendidas". Às vezes, sim. Os resultados também não foram muito diferentes. Ainda havia alguma rotação das rodas com o controle de largada ligado e descobri que quase conseguia modular o acelerador tão bem quanto o controle de largada.

De qualquer forma, meus ETs e velocidades máximas pareciam piorar quanto mais eu corria. Talvez seja por causa do aumento da umidade, ou talvez o compartimento do meu motor estivesse esquentando ou talvez seja por causa da rotação excessiva das rodas. Eu não sei, mas sei que o RaceChip não me deu o fator WOW que eu estava procurando hoje.

Conclusão: Atualmente, estou indeciso se o RaceChip funciona ou não, mas o K5 pode se beneficiar de pneus melhores / mais aderentes na frente.

Caminho a seguir: Entrarei em contato com a RaceChip para ver o que eles dizem sobre o problema de conexão e as estatísticas de desempenho. Posso tentar mais algumas corridas com menos pressão nos pneus dianteiros e talvez mais pressão na traseira. RaceChip tem uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias e, se eu não vir algumas diferenças, posso testar essa garantia.
Combustível de 89 octanas ou 93 octanas?

Cuidado com a pressão dos pneus - por acaso você olhou para as marcas dos seus pneus? Como era a marca - sólida por toda parte? Os pneus de rua não são como os pneus de corrida - se você reduzir a pressão, acabará perdendo mais superfície de contato e terá o potencial de girar a roda no pneu. Sua primeira corrida foi provavelmente a melhor porque seu pneu estava quente por dirigir até lá.

#34 ·
Melhor corrida:
Image

#36 ·
Esses números são praticamente os números do K5GT de fábrica com bons pneus. Devolva o chip de corrida e veja o sintonizador profissional da volta 3.
A propósito, qual é o seu melhor 0-60?
5.61s

#64 ·
Como é que a sua aceleração está a diminuir antes de atingir as 60 mph?
A minha suposição é que ele atinge a rotação máxima e muda da 1ª para a 2ª e talvez também para a 3ª.

#39 · (Edited)
Eu também tenho um GT 2024. Hoje, vou tirar o carro e fazer alguns tempos de 0-60 mph usando meu Dragy, e postá-los aqui.

A única diferença no meu carro são os pneus: . . 255/40-19 . . Nitto NT555 G2 . . (Estes são pneus de verão 1 tamanho maior que o OEM)

• Like
Reactions: jlentz2008
#41 ·
Bem, eu acabei de sair e fiz 3 corridas de 0-60 mph usando o Dragy. Sem tração alguma usando o modo Sport+. O melhor foi um lamentável 6,39 segundos. Os pneus giraram muito até cerca de 40 mph. Eu não tentei 'aliviar' o acelerador, apenas o mantive no fundo desde a parada total até mais de 60 mph.

Eu tentei deletar as outras 2 corridas enquanto salvava a corrida de 6,39 segundos, mas meu celular deletou todas as corridas, então não posso postar o tempo do Dragy. Vou precisar fazer tudo de novo para obter um tempo para postar aqui.

Eu teria pensado que com os pneus de verão maiores, o carro teria menos giro de roda, mas a tração foi inexistente durante toda a corrida de 0-60.

O pavimento na rua estava seco esta manhã, então não posso culpar o pavimento úmido por todo o giro da roda.

Tempo 0-60 sem valor!

#42 ·
Por que a KIA decidiu instalar um diferencial de 1 perna nesses carros é simplesmente insano!

#44 ·
Da próxima vez que eu fizer alguns testes de 0-100 km/h, vou fazê-los no modo Sport em vez do modo Sport+... talvez o controle de tração ainda esteja ligado.

• Like
#45 ·
Eu estava apenas pensando... Estes carros não têm 'controle de tração' quando não estão no modo Sport+? Eu pensei que o modo Sport+ desliga o controle de tração.

Da próxima vez que eu fizer mais alguns tempos de 0-60, vou fazê-los no modo Sport em vez do modo Sport+... talvez o controle de tração ainda esteja ligado.
No modo Sport, a derrapagem das rodas deve ser muito menor. Quando eu estava no modo sport com estradas molhadas, a roda começava a girar e a potência era desligada para impedir que a roda girasse.